Você se lembra da última vez em que comprou uma cerveja artesanal? O que contribuiu para a sua escolha? Ainda que inconscientemente, aposto que a aparência da embalagem foi um fator determinante para a sua tomada de decisão. Por isso, quando falamos de cerveja, é muito importante dedicar um tempo especial para a criação do rótulo. 

Isso porque, além de ser um elemento que demonstra a personalidade da sua marca, o rótulo também é responsável por apresentar diferenciais do seu produto em relação aos demais presentes no mercado. Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo! Neste post te daremos algumas dicas para a criação de rótulos de cervejas artesanais do zero para que o seu produto sequer pare nas prateleiras. Acompanhe!

1. Elaboração da ideia

Antes de mais nada é importante que você tenha uma base de referências para a elaboração desse material. Em linhas gerais, o ideal é que o Design do rótulo e sua identidade visual fale pela própria cerveja e revele suas características, estilo e sua personalidade ao consumidor. Em linhas gerais um bom rótulo já apresenta o conteúdo ao consumidor antes mesmo da abertura da garrafa. Para isso, organize suas ideias e crie uma história para tornar seu produto ainda mais atrativo ao cliente. Ou seja, elabore algo que seja capaz de aguçar os sentidos do consumidor!

2. O formato ideal

O formato do rótulo também é imprescindível neste processo. Tradicionalmente, a maioria das cervejas possui rótulos retangulares, quadrados ou ovais. Essa escolha pode ser feita levando em consideração o formato da garrafa a qual o rótulo será fixo futuramente O importante é que o rótulo utilize toda a área útil da garrafa, sem ultrapassar os limites. Em alguns casos, há rótulos com detalhes no gargalo (gravata da garrafa), também chamados de “gravatinhas”, o que torna a embalagem ainda mais fina e atrativa ao consumidor. 

No entanto, não se esqueça de que além do quesito visual, o rótulo possui a função de apresentar as informações essenciais que devem atender a legislação no MAPA – Decreto n° 6.871/2009 e na Instrução Normativa MAPA n° 54/2001. Os aditivos e coadjuvantes permitidos estão nas RDC ANVISA n° 64/2011 e 65/2011.

3. O conteúdo do rótulo

Portanto, de nada adianta uma bela arte sem nenhum conteúdo, o que nos leva ao próximo item.

Da escolha das cores aos elementos imagéticos, tudo contribui para o resultado final dos rótulos de cerveja. Muitas marcas investem na criação de referências a seres medievais, músicos ou mitológicos, mas isso não é uma regra. Às vezes, a escolha de uma fonte gráfica adequada pode ser capaz de cumprir a missão visual por si só na embalagem como um todo. 

Além das características visuais, as informações do produto deve estar claras. No caso das cervejas, é importante que o rótulo apresente os ingredientes que a compõem, o teor alcoólico do produto, a data de fabricação, bem como o estilo e o nome da cerveja em questão. 

Indo além

Até aqui você viu os passos principais para a elaboração de um bom rótulo. Após isso, entram em prática os detalhes finais do produto, como o papel para a impressão, a fixação e outros trâmites para que o seu produto seja colocado em circulação. Esperamos ter te ajudado nesse processo de planejamento e criação que, sem dúvidas, se bem executado, será definitivo para o sucesso da sua marca.

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